-A A +A
Campus de Goiabeiras, Vitória - ES

História

O Curso de Graduação em Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) foi implantado na estrutura do Departamento de Administração, situado no Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE). Com o passar do tempo caracterizou-se a necessidade de criação do Departamento de Biblioteconomia. Esse fato é considerado marcante na história do Curso, pois representou a sua autonomia política, administrativa e acadêmica necessária à gestão e ao reconhecimento da área pela comunidade universitária.

Essa foi uma reivindicação dos doze professores que constituíam o seu quadro docente que, em 27 de março de 1980, sob a coordenação as Professoras Maria de Fátima Barreto e Maria do Carmo Iório Bizzo encaminharam ao Departamento de Administração um documento propondo a desvinculação do Curso daquele Departamento e a criação do Departamento de Biblioteconomia, o que se concretizou em 30 de abril de 1980. Assim, seguindo o trâmite, o pleito foi aprovado no Conselho Departamental do CCJE e, posteriormente, no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), mediante a Resolução nº 14/80.

Em 19 de maio de 1980, o Departamento de Biblioteconomia realizou a sua primeira consulta pública para chefe e subchefe do Departamento, sendo eleitas respectivamente as Professoras Isabel Cristina Louzada e Maria Luiza Loures Rocha Perota para administrarem o Departamento por um período de dois anos.

Em 1999, quando o Curso de Graduação em Arquivologia foi criado pelos docentes de biblioteconomia, para incorporá-lo o Departamento passou a denominar-se Departamento de Ciências da Informação.

Devido à implantação do Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), mediante o Decreto Presidencial nº 6.096, de 24 de abril de 2007, no ano de 2008, objetivando o fortalecimento institucional dos dois cursos, bem como criar condições favoráveis à abertura do Programa de Mestrado em Ciência da Informação optou-se pelo processo denominado redepartamentalização, ou seja, cada curso vinculado a um departamento. Entendeu-se com isso que melhores condições para o planejamento e execução de ações seriam produzidas uma vez que cada Departamento poderia focar apenas em sua área de atuação: Biblioteconomia ou Arquivologia.                  

             

         

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910