Curso de Biblioteconomia sob nova coordenação

A professora Dra. Meri Nádia Marques Gerlin é a nova chefe de departamento do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Nos próximos 18 meses, ela trabalhará ao lado do subchefe, professor Dr. José Alimatéia de Aquino Ramos (CRB-6/580 ES).

O Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região Minas Gerais e Espírito Santo (CRB-6) conversou com Méri Gerlin sobre os planos da nova coordenação.

CRB-6 – Quais serão os principais objetivos da gestão?

Meri Gerlin – “Primeiro, daremos continuidade ao que estava sendo realizado pela gestão anterior em relação à proximidade com os docentes e o relacionamento positivo com as entidades de classes. Além disso, focamos no aumento da visibilidade do curso, coisa que já começamos a trabalhar; nestes anos, apoiamos alunos a participar de eventos nacionais, como o Concurso de TCC da Abecin (Associação Brasileira de Educação em Ciência da Informação) e planejamos fazer o mesmo em 2022. Também queremos aumentar a produção acadêmica do corpo docente, que já é surpreendente”.

CRB-6 – Os cortes de verbas são um dos principais desafios das instituições de ensino superior atualmente. Além deles, quais são os outros desafios da coordenação?

Meri Gerlin – “No momento, considero a pandemia do novo coronavírus o nosso principal desafio. Apoiar os alunos e o corpo docente nesse cenário é complexo porque, apesar de o ensino remoto ser provisório, acredito que acarretará mudanças permanentes. Estamos trabalhando no desenvolvimento de uma melhor estratégia sanitária para o ensino híbrido quanto à estrutura do espaço”.

CRB-6 – A tecnologia está cada vez mais presente no trabalho do Bibliotecário. A nova coordenação planeja investir em matérias sobre o assunto?

Meri Gerlin – “O grupo de professores do Núcleo Docente Estruturante (NDE) está elaborando um novo currículo com matérias sobre tecnologia e humanidades. A tecnologia é importante, mas o Bibliotecário não pode ficar preso a ela. Além disso, disciplinas das humanidades são relevantes para que o profissional tenha outros olhares sobre as realidades”.

A chefe de departamento do curso de Biblioteconomia da UFES finaliza a conversa dizendo que, se a nova gestão tivesse um slogan, seria “reconectar”. “Mas não porque perdemos algo, e sim pela necessidade de nos aproximarmos com a sociedade, os Bibliotecários regressos e o mundo”, explica.

Matéria retirada do site do CRB-6.

Acesso: https://crb6.org.br/artigos-materias-e-entrevistas/curso-de-bibliotecono...