Semana Capixaba do Livro e da Biblioteca

Em comemoração à Semana Nacional do Livro e da Biblioteca, o Conselho Regional de Biblioteconomia 6ª Região (CRB-6), irá celebrar a “Semana Capixaba do Livro e da Biblioteca”, na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Com programação especial para celebrar a data, o CRB-6 irá comemorar, também, os 60 anos de regulamentação da profissão de Bibliotecário, além de realizar o lançamento da Campanha #SouBibliotecaEscolar no estado capixaba.

No dia 23 de outubro, o CRB-6 irá receber a diretoria do CFB, no Espirito Santo, para discutir assuntos internos da autarquia, como, por exemplo, a destinação das salas do extinto CRB-12, localizadas no centro de Vitória. Os interessados em participar deste diálogo entre os dois conselhos devem entrar em contato por meio do endereço eletrônico: crb6 [at] crb6.org.br. O local da reunião será divulgado em breve.

Entre os dias 24 e 26, o Assistente de Diretoria do CRB-6, Mário Garrido, irá realizar atendimentos administrativos presenciais no Auditório Manoel Vereza de Oliveira, do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo (CCJE/UFES). Qualquer profissional poderá comparecer das 9h às 17h para atendimento presencial sobre demandas administrativas, como registro, negociação de anuidades, entrega de documentos, entre outros. Para mais informações sobre o serviço, entre em contato pelo endereço eletrônico: secretaria [at] crb6.org.br

Também entre os dias 24 e 26 de outubro, serão realizados diversos debates, palestras, mesas redondas, atrações culturais, sorteios de brindes, entre outros, no Auditório Manoel Vereza de Oliveira da UFES. Professores como Gleice Pereira, Marta Leandro da Mata e Daniela Lucas da Silva Lemos são algumas das palestrantes convidadas. Acesse a programação completa aqui! A programação é uma realização conjunta do CRB-6, do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Espírito Santo (SEBP-ES) e do Sistema Integrado de Bibliotecas da UFES, com apoio do Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e do Departamento de Biblioteconomia da UFES. Os brindes para sorteio foram fornecidos pelo CFB e pela empresa Praxis Softwares Gerenciais.

As atrações da Semana Capixaba do Livro e da Biblioteca são abertas, gratuitas, e haverá emissão de certificado de participação para as palestras e mesas redondas. O CRB-6 irá emitir os certificados das atividades que acontecem no Auditório Manoel Vereza de Oliveira (CCJE/UFES), mediante assinatura na lista de presença no início e no final de cada dia de atividades. Já os certificados das atividades que acontecem na Biblioteca Central da UFES serão emitidos pela própria biblioteca.

No dia 26, acontece a abertura da 1ª Feira Literária de Vila Velha (FELIVV), onde será realizado o lançamento da campanha #SouBibliotecaEscolar no estado capixaba. A campanha busca mobilizar o poder público e a sociedade para o cumprimento da Lei Federal 12.244/2010, que determina a universalização das bibliotecas  nas instituições de ensino do país e determina que todas as instituições públicas e privadas de ensino do país desenvolvam esforços progressivos para constituírem bibliotecas próprias, com acervo mínimo de um título para cada aluno matriculado.

A campanha foi criada por meio de uma parceria entre o Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB) e o Conselho Regional de Biblioteconomia 8ª Região (CRB-8), órgão fiscalizador da profissão de Bibliotecário no âmbito do Estado de São Paulo. O lançamento nacional da campanha foi feito durante o principal evento literário da América Latina, a 26ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, e contou com a presença do presidente do CRB-6, Álamo Chaves, além de representantes dos Conselhos Regionais, entidades de classe, instituições parceiras e parlamentares. A 1ª Feira Literária de Vila Velha (FELIVV) acontece entre os dias 26 e 29 de outubro, no Parque da Prainha de Vila Velha.

Destaca-se, ainda, que os fiscais do CRB-6 estarão fiscalizando as principais cidades da região metropolitana de Vitória, entre os dias 24 e 28 de outubro.

Para receber os certificados é necessário realizar uma inscrição por dia de evento:

1º Dia – 24 de outubro

2º Dia – 25 de outubro

3º Dia – 26 de outubro

A programação está em anexo.

Anexo(s):
Tags: